Desde os tempos mais remotos, o casamento tem sido uma parte importante dos sistemas legal e religioso do Homem. Embora algumas tradições presentes no ritual do casamento tenham, origens claramente definidas, o casamento é uma instituição muito antiga na sociedade humana e é impossível determinar sua origem precisa.
Foi em 1076 que o Concílio de Westminster, em Londres, decretou que nenhum homem devia entregar sua filha sem a bênção de um sacerdote. Mais tarde, foi insituído que o casamento devia ser público.
Outros hábitos tem origem em tradições da Grécia Sntiga. A aliança, que tem o formato de um círculo, representava para os gregos, a união perfeita, a eternidade, que, como o amor, deveria durar para sempre. Para os gregos, o uso do véu protegia a noiva do mau olhado das mulheres e da cobiça dos outros homens, além de ter um significado especial para a mulher: separar a vida de solteira da vida de casada.
O bolo de casamento em andares é uma evolução da pilha de pequenos bolos que os convidados traziam e montavam nos casamentos e sobre a qual, os noivos tentavam se beijar sem deixar cair nenhuma parte para dar sorte e prosperidade.
A história da origem do casamento mescla muitas culturas e sofre grande influência da Igreja, tendo cada religião uma maneira específica de celebrar a união.
Fonte: Delícia de Receber - Lenny Niemeyer - Ed. Fontanar.
0 comentários on "A Origem do Casamento"
Postar um comentário