Qual ou quais seriam as diferenças entre cupcakes e muffins? Afinal, eles são tão parecidos, não é? Bem, ambos são bolos, ambos são doces (geralmente), será mesmo? Neste e em próximos posts vamos elencar algumas características que vão qualificar e distinguir um do outro. Vamos lá, começaremos então pela...MASSA!
O cupcake é sim um bolo, daí seu nome “cup”, copo, e “cake”, bolo. Mas o muffin é considerado pelos confeiteiros como algo entre o bolo e o pão, estando muito mais próximo de um pão devido à textura da massa que precisa ser obtida no final. Ou seja, um muffin geralmente é mais "sequinho" que um cupcake.
Se fossemos seguir estritamente o que mandam os puristas da confeitaria, uma massa de cupcake necessariamente seria sempre amanteigada – ou seja, uma massa que tem manteiga no estado sólido e começa com ela sendo batida juntamente com o açúcar.
Já os muffins, precisariam ser massas feitas com óleo ou com a gordura em estado líquido, misturando ingredientes úmidos em uma tigela e os secos em outra, e depois juntando tudo de uma vez. Desta forma, os muffins também raramente são feitos em batedeira, ou seja, geralmente é em uma tigela mesmo, apenas misturando tudo junto com um fouet ou espátula.
Desta forma, são os métodos de preparo que diferenciam os dois porque acabam influenciando na textura final da massa, e é isso que é a grande diferença teórica entre os dois.
0 comentários on "CUPCAKES ou MUFFINS? -- Parte I"
Postar um comentário